24.2.11

E a saúde, como vai?

Durante as férias escolares, sofri uma torção no joelho. O que parecia simples mostrou-se complicado e exigindo tratamento prolongado e doloroso.

Através do exame de Ressonância Magnética, descobri que estou com:
  • Condropatia patelar grau I
Condromalacia ou condropatia patelar não é diagnostico e sim conseqüência de alguma problema no seu joelho. Normalmente, ocorre por instabilidade entre a patela e o femor e em virtude de desequilíbrio da musculatura que deveria sustentar e estabilizar a patela no joelho. Também, outras causas como: mal alinhamento dos membros inferiores, (genu valgo ou varo), alteração na altura e posição normal da patela e também, sobrecarga ou “over use “ (supertreinamento).



Condromalácia é uma disfunção da articulação do joelho, ..mas envolve a patela e o fêmur...um desalinhamento entre eles..pois a patela é um osso pequeno, quase que oval que é "solto" dentro do tendão dos musculos que estão na parte anterior da coxa (na frente)-quadríceps-que transpassa o joelho e se insere na tíbia (osso grande da perna).


Há uma congruência entre a patela e o fêmur...e quando o músculo está mais forte de um lado e menos do outro...ou até mesmo falta de alongamento, repuxa a patela e essa desalinha...então chama-se condromalácia patelar.

O tratamento requer de muita disciplina e uma boa orientação de fisioterapeuta competente para que oriente a adequada musculação e alongamento muscular da coxa e perna..e um pouquinho de RPG seria muito bom.
  • Lesão do ligamento colateral medial
A distensão é o estiramento ou a ruptura de uma estrutura, neste caso, um ligamento, que é uma forte tira de tecido que liga um osso ao outro. O ligamento medial colateral está localizado na parte interna do joelho e liga a extremidade inferior do osso da coxa (fêmur) à extremidade superior do osso da canela (tíbia).





As distensões podem ser classificadas em graus I,II e III dependendo da sua gravidade.

• Distensão grau I: dor com dano mínimo aos ligamentos.
• Distensão grau II: Lesão parcial de algumas fibras do ligamento e pequena frouxidão na articulação
• Distensão grau III: Ruptura completa do ligamento e a articulação fica bastante solta ou instável. Pode existir associação com lesão do menisco medial.

Quais os sintomas ?

Dor na face interna do joelho, que pode ficar inchado. Pode se sentir instabilidade no joelho e na hora da lesão, é comum escutar ou sentir um estalo.

  • Derrane articular
O derrame articular no joelho é a popular "água no joelho", é o líquido sinovial que está presente nas cavidades articulares e bainhas dos tendões. É um sintoma, ou seja, sua cura vai depender do tratamento do problema causador. Pode ser causada por um trauma como batida no joelho, por lesões na articulação devido a esforço, comum em atletas. Nesse caso é preciso cirurgia.


  • Lesão medular do terço proximal da tíbia - Encondroma
O condroma é um tumor formado a partir das células de cartilagem presente nos ossos. O tumor tanto se pode desenvolver no interior da cartilagem, denominando-se encondroma, como na superfície do mesmo, designando-se excondroma. O mais comum é o encondroma, que se costuma manifestar antes dos 20 anos de idade, afectando normalmente os ossos das mãos e dos pés.

Um encondroma é um tumor benigno comum derivado de tecido cartilaginoso. Ele ocorre na maioria das vezes em pessoas com 20-40 anos, nos ossos longos.

Pois é, agora é fazer muita fisioterapia e aguardar minha recuperação. Que acredito não vai demorar!
Assim espero!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...