Ao lado de técnicos e assessores da SEC, Gustavo explicou que a iniciativa trata-se de uma formação continuada voltada à saúde docente por meio da prática e acompanhamento de exercícios em academias de ginástica do município, incluindo ginástica laboral, palestras com profissionais de saúde, a exemplo do educador físico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista e médico, visando à redução e, principalmente, a prevenção de patologias ligadas à profissão.
“No cotidiano, o professor é submetido a pressões profissionais e pessoais que favorecem o acúmulo do estresse. Isto leva à redução da imunidade do organismo e, por consequência, o surgimento de doenças, impossibilitando o docente de exercer suas funções profissionais. Por orientação médica, ele se ausenta da sala de aula, prejudicando o andamento das atividades letivas da escola”.
“Porém, o mais grave nessa situação é quando o afastamento é decorrente de transtornos mentais e comportamentais que culminam em quadros depressivos que, por sua vez, podem resultar em aposentadoria por invalidez”, frisou Lisboa. O secretário da Educação ressaltou que, por meio do Projeto Salutar, a SEC espera sensibilizar e incentivar o professor para a prática de atividade física em academias de ginástica, visando à melhoria da qualidade de vida, o bem-estar físico, social e emocional dos educadores.
Academias - Para implantar o Projeto, a Secretaria da Educação lançará edital de chamamento público para que as academias de ginástica credenciadas junto ao Conselho Federal de Educação Física apresentem propostas de atividades. As propostas devem levar em conta a diminuição do estresse e do sedentarismo, a integração dos professores, a prevenção e redução de problemas de saúde referentes à profissão.
Presente na reunião, o educador físico Miguel Lima, ressaltou a iniciativa da SEC como bastante salutar para a promoção da saúde de uma das categorias mais imprescindíveis no contexto social. “O professor tem um papel fundamental na formação da sociedade. Portanto, é necessário que o cuidado com a saúde deste profissional seja um ato constante”, argumentou.
Lima disse ainda que, na execução do projeto, deve ser levado em conta todo um trabalho de sensibilização, no sentido de que os professores possam criar consciências de que o cuidado com a saúde não deve ser algo pontual, mas constante. Na opinião de André Ramos de Oliveira, da Academia Fitt Center, a decisão da SEC de implementar o Projeto Salutar é algo inovador e pioneiro no contexto da educação.
“Hoje, quando se fala em promoção da saúde, a prevenção deve ser o princípio para evitar o agravo e o surgimento das doenças. Neste sentido, acredito que a Secretaria da Educação está dando um passo muito significativo para a melhoria da qualidade de vida do professor”, afirmou André. Parte dos custos para o acesso dos professores às atividades desenvolvidas nas academias será subsidiada pela SEC. A rede municipal de ensino conta com 1.548 professores que atendem a aproximadamente 23 mil alunos distribuídos no ensino fundamental e infantil.
____________________________________________________________________
do site PMI
Foto: Waldir Gomes
0 comentários:
Postar um comentário