7.8.10

Nutrição Funcional

Nutrição Funcional
por Juliana - Nutricionista

Individualidade bioquímica
Cada pessoa é um organismo único, que apresenta características particulares e individuais.
A individualidade bioquímica é o conjunto de fatores genéticos que controlam o metabolismo, as necessidades nutricionais e a sensibilidade ambiental de cada pessoa.
A individualidade bioquímica é a base da terapia nutricional funcional que considera as necessidades individuais e os sinais e sintomas apresentados por cada paciente.

Tratamento voltado para o paciente e não à doença
Cada indivíduo é formado por um conjunto de sistemas e órgãos que se inter-relacionam e que sofrem influência dos hábitos alimentares, da história de doenças, do uso de medicamentos, da atividade física e do estilo de vida de cada um.
Estes fatores definem uma característica individual aos sintomas de cada paciente e orientam o tratamento específico voltado para as causas dos sintomas de cada indivíduo.
Ou seja, através da nutrição funcional é desenvolvida uma dieta, ou uma abordagem, específicas a serem aplicadas para cada pessoa.

Equilíbrio físico, mental e emocional

Na nutrição funcional, os sinais e sintomas físicos, mentais e emocionais são considerados conjuntamente, no entendimento das causas de seus problemas e da inter-relação entre elas.
Com base nessa avaliação, o paciente é sempre considerado como um organismo completo, com interações entre todos seus órgãos e sistemas. Desta forma, ele recebe orientações que permitem realizar mudanças nos problemas existentes, promovendo sua saúde integral e prevenindo doenças.
O meio no qual o indivíduo vive, a poluição ambiental, o estresse, a exposição regular a metais tóxicos, entre outros fatores, são sempre considerados, uma vez que interagem diretamente com o organismo e influenciam seu funcionamento.
A identificação de eventuais desequilíbrios metabólicos é fundamental, pois ela permitirá a correção das causas e evitará o desenvolvimento das doenças.

Principais Desequilíbrios Observados
O desequilíbrio nutricional, que é causado pela ingestão excessiva ou deficiente de qualquer nutriente.O uso de anticoncepcionais, a reposição hormonal, o uso de tranquilizantes, podem levar à disfunções neuroendócrinas.
A interação corpo-mente envolve as características da personalidade, o estresse mental, a ansiedade, depressão e suas repercussões no organismo das pessoas.
O consumo exagerado de alimentos contaminados com resíduos de agrotóxicos leva à necessidade da detoxificação do fígado.
Outro importante desequilíbrio são as alterações gastrintestinais, ou seja, estados de constipação, diarréia, disbiose intestinal, hiperpermeabilidade e suas repercussões no trato digestório.
Disfunção imunológica e inflamação, representadas pelas infecções crônicas, alergias alimentares, doenças auto-imunes, consumo excessivo de ácidos graxos e déficits de vitaminas, minerais e fitoquímicos.
Portanto a nutrição funcional está indicada no tratamento e na prevenção de qualquer problema ligado às características nutricionais dos indivíduos, tendo como base fundamental, o respeito pelo perfil físico, mental e emocional, além da sensibilidade ambiental de cada pessoa em particular.

Para maiores informações ou até dúvidas, deixem um comentário ou mandem um email para a nutricionista Juliana - jlauandos@uol.com.br.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...